Existe uma diferença entre a sua cultura, a da seu bairro, cidade, estado e mesmo país em relação aos demais, entenda isso e aprenda a respeitá-las.
Diferenças Culturais
Há algum tempo atrás, fizemos alguns podcasts, os episódios M&V José! #17 – Cultura Demais e o M&V José # 18 – Cultura Demais, Um Pouco Mais, no qual fizemos um apanhando de um pouco da cultura de nossa região. Hoje vou tentar explanar um pouco sobre as diferenças culturais.
Começamos tentando entender o que é cultura. Segundo o Aurélio Online, cultura é: 1 – Ato, arte, modo de cultivar; 2 – Lavoura; 3 – Conjunto das operações necessárias para que a terra produza;. 4 – Vegetal cultivado; 5 – Meio de conservar, aumentar e utilizar certos produtos naturais; 6 – Aplicação do espírito a (determinado estudo ou trabalho intelectual); 7 – Instrução, saber, estudo; 8 – Apuro, perfeição, cuidado. Será que essa definição corresponde a tudo que é cultura? Na verdade, ela parece mais confundir do que elucidar.
Imagine então, o que não é cultura? Pensou? Você tem certeza disso, será que isso que você está pensando não é realmente cultura? Não vou me alongar muito nesse argumento, pois esse é o tema de outro artigo que estou produzindo.
Imagino que muitos ainda lembram-se da polêmica envolvendo a, na época, ministra da cultura Marta Suplicy, quando disse que games não são cultura (Freire 2013). Um erro de perspectiva muito comum, onde o que fala mais alto é o preconceito e não a razão. Eu mesmo até pouco tempo gostava de dizer que pagode não era cultura, como um tolo, repetia as coisas que ouvia de terceiros sem pensar direito sobre o assunto. Porém, vamos deixar as sombras da ignorância para trás e buscar a luz do esclarecimento, seja para qual área for.
Veja bem, não é minha intensão de lhe convencer a aceitar tudo que existe como parte de sua cultura individual, eu mesmo não o faço, mas que você entenda quais são os aspectos que fazem parte da sua cultura local, regional e nacional.
Gosto de dividir a cultura em alguns subintes, sendo eles: música, religião, comportamento, linguística, manifestações folclóricas, tradição, artes cênicas e produção material/imaterial. Podemos ainda dizer que temos uma cultura individual, familiar, regional (a nível de bairro, cidade, estado, norte, nordeste, sul, sudeste e centro-oeste) e nacional.
Ok parece muita coisa mesmo, mas é tudo muito fácil de entender, afinal tanto você como eu vivemos isso todos os dias.
Comecemos pelos os dois primeiros a cultura individual e familiar. Apesar de esse ser um termo pouco comum, se você mantem certos hábitos e gosta de alguma coisa (seja ela qual for), como comer certa comida, assistir certo tipo de programa, ouvir um ritmo em específico (ou não), jogar vídeo game, esses são elementos culturais seus. Logo acima, temos a cultura familiar, termo bem mais conhecido, que muitas vezes se mistura a sua própria devido a grande proximidade entre os indivíduos do lar. Aqui alguns podem argumentar que os indivíduos que constituem uma família são muito diferentes entre si, sim claro, mas se formos compará-los a família da residência ao lado, veremos que eles são muito mais parecidos que diferentes, provavelmente iram até ter a maior parte dos pensamentos similares que divergentes, esses então, provavelmente terão uma mesma religião, um gosto muito parecido por comidas, se vestiram de maneira semelhante, etc.
Sem seguida subimos para bairro e cidade. Bem aqui a coisa complica um pouquinho. Existem cidades que possuem bairros tão grandes quanto pequenas cidades, e avaliando esse macro cosmos é difícil jugar todas as cidades e bairros de maneira semelhante. No meu caso, moro em uma cidade pequena e de interior, e mesmo assim há diferenças entre as pessoas de um bairro para o outro (dos dois que existem), e mesmo que poucas, evidentemente que também existe um certo preconceito mutuo entre os moradores dos bairros, assim como existe com os moradores da zona rural. Imagino que se em uma cidadezinha tão pequena existe preconceito entre as pessoas por simplesmente morarem em locais diferentes, devo assumir que todas as cidades do Brasil sofrem da mesma mazela, o que também prova a existência de culturas diferentes.
Subindo para os estados e seus aglomerados (norte, nordeste, sul, etc), podemos ver em seus centros as grandes diferenças: o nordestino, com a sina de sofredor passando fome e sede na seca infindável. Os habitantes do norte, que são vistos como índios morando na mata, o Acre, especialmente com… Ninguém. E o pessoal do sul e sudeste, com a maior concentração de brancos no país (Lamarca & Vettore 2012). Repare que eu disse em seus centros. A verdade é que quanto mais próximo às fronteiras regionais, mas parecidos são os povos, então aqueles que moram de um lado do rio não são tão diferentes daqueles que moram do outro lado simplesmente porque as cidades pertencem a estados diferentes, vide Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) (Gaspar 2016), se não pela diferenças de bairro que citei acima.
E por último, temos as semelhanças culturais que temos como nação. Não se engane José ou Maria, por mais que nos vejamos diferentes uns dos outros, para os demais países do mundo somos extremamente parecidos, ou na linguagem popular, a mesma bosta. Façamos um exercício mental. Você sabe diferenciar um norte americano que mora em Chicago de outro que mora em Los Angeles, com um pouco de sorte sim, já que tanto nos fascina a cultura americana. Vamos um pouco além, você conseguiria diferenciar um chinês da província de Sichuan de outro morador da província de Yannan? É mais ou menos assim que os povos gringos nos veem (aqueles que ao menos sabem que existimos).
Por isso amiguinho, tenha orgulho da sua cultura, e se a do amiguinho não lhe faz mal algum, respeite a dele também.
REFERENCIAS
Aurélio Online, 2016. Significado de Cultura. Dicionário do Aurélio: dicionário de português. Available at: https://dicionariodoaurelio.com/cultura [Accessed August 18, 2016].
Freire, J., 2013. Nem pensar – reposta da Marta Suplicy sobre o videogame no vale-cultua – final fantasy enviou presentes. Nerd Pai – o blog do pai nerd. Available at: http://nerdpai.com/nem-pensar-resposta-da-marta-suplicy-sobre-o-videogame-no-vale-cultura-final-fantasy-enviou-presentes/#.V7YEwpgrK00 [Accessed August 18, 2016].
Gaspar, A., 2016. São Francisco guarda belezas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) até a foz. Globo.com. Available at: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/04/sao-francisco-guarda-belezas-de-petrolina-pe-e-juazeiro-ba-ate-foz.html [Accessed August 18, 2016].
Lamarca, G. & Vettore, M., 2012. A nova composição racial brasileira segundo o censo 2010. Determinantes Sociais da Saúde. Available at: http://dssbr.org/site/2012/01/a-nova-composicao-racial-brasileira-segundo-o-censo-2010/ [Accessed August 18, 2016].
O post Diferenças Culturais apareceu primeiro em Morte & Vida José!.